sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Sistema sensorial (tato)

Por toda a pele de nosso corpo existem terminações nervosas livres e terminações nervosas fechadas dentro dos chamados corpúsculos táteis. Há vários tipos de corpúsculos táteis, específicos para diferente impressões.
A sensibilidade tátil pode ser definida como a sensação originada pelo leve contato do algodão com a pele. É captada pelos corpúsculos de Messner, muito numerosos na ponta da língua e dos dedos. A sensibilidade para a pressão é dada pelos corpúsculos de Vater-Pacini, situados profundamente na derme. São muito numerosos nas polpas dos dedos.
A polpa dos dedos percebe, em média, cerca de seis impressões táteis de uma só vez. O alfabeto Braile, que permite aos cegos ler, foi criado levando em conta essa característica. Nesse alfabeto, cada letra é uma combinação de até seis pontos.
Além do tato, a pele registra também diferenças de temperatura e dor. Os corpúsculos de Krause nos permitem sentir frio; os de Ruffini, calor.
A dor resulta de estímulos captados pelas terminações nervosas livres espalhadas por toda a pele. A sensação de dor tem função protetora, pois alerta a pessoa contra ameaças de lesão ao corpo.

Caio Augusto

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-sensorial/tato.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário