sexta-feira, 15 de outubro de 2010

FUNÇÃO DO SISTEMA ENDÓCRINO

O sistema endócrino tem por função principal o controle do metabolismo geral do organismo, sendo constituído por glândulas que não possuem dutos e por isso mesmo lançam seus produtos diretamente na corrente sanguínea. Essas substâncias que as glândulas endócrinas produzem são genericamente denominadas hormônios.

Os hormônios apresentam efeitos predominantemente estimulantes e, como são lançados diretamente na corrente sanguínea, espalham-se por todo o corpo, muito embora tenham sempre um endereço certo, isto é, só atue, cada um, num determinado órgão ou tecido específico do organismo.
As mais importantes glândulas endócrinas são: a hipófise, a epífise, a tireóide, as paratireóides, o pâncreas, as supra-renais e as gônadas.

Também chamada pituitária, encontra-se localizada dentro da caixa craniana, apresentando um diâmetro de aproximadamente 1cm.
A hipófise produz oito hormônios principais que, além de exercerem ação predominante sobre o funcionamento de todo o restante do sistema endócrino, controlam, também, o crescimento do organismo, o desenvolvimento e maturação das gônadas, além de estimularem a secreção láctea da mulher após o parto.
A hipófise, no plano puramente material, é a glândula-mestra de todo o sistema endócrino, e uma de suas características ê que apresenta conexões com certos segmentos do sistema nervoso.


http://www.comunidadeespirita.com.br/esponline/passe%20sistema%20endocrino.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário