sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Curiosidades do Sistema Nervoso

curiosidades

A unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa, denominada neurônio, que é uma célula extremamente estimulável; é capaz de perceber as mínimas variações que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alteração elétrica que percorre sua membrana. Essa alteração elétrica é o impulso nervoso.


Por Que não paramos de respira?
Há algo de baixo do cerebro que se chama bulbo e ele que faz nos não pararmos de respirar


http://www.webciencia.com/11_29nervoso.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-nervoso/bulgo-3.php


Guilherme Brait

SISTEMA SENSORIAL (AUDIÇÃO)

O ouvido, órgão responsável pela audição e pela manutenção do equilíbrio, é composto por diferentes estruturas sensoriais, que identificam os sons e emitem impulsos, os quais alcançam os centros cerebrais receptores através do nervo auditivo. No homem, o órgão divide-se em três partes: ouvido externo, médio e interno.
Nos seres humanos, o ouvido externo atua como receptor das ondas sonoras, sendo dividido em pavilhão auditivo ou orelha e canal auditivo. Ao contrário de alguns animais que possuem a capacidade de orientar livremente o pavilhão auditivo para captar com maior facilidade a fonte sonora, a orelha humana é imóvel.
O pavilhão auditivo é recoberto por uma estrutura cartilaginosa, à exceção do extremo inferior do lóbulo, que se apresenta carnoso e pendular. O rebordo externo, ou hélice da orelha, circunda uma segunda dobra interna, ou antélice, a qual, por sua vez, delimita a concha do canal auditivo. Na concha existem duas saliências, que constituem o extremo da antélice. O canal auditivo, delimitado por uma estrutura fibrocartilaginosa, apresenta pêlos e glândulas ceruminosas, que produzem o cerume ou cera, substância que protege o acesso ao ouvido médio.
Várias cavidades ligadas entre si, que constituem a denominada caixa do tímpano, formam o ouvido médio. Este encontra-se limitado exteriormente pelo tímpano, membrana sensível que transmite as vibrações sonoras aos ossos do ouvido. O primeiro desses ossos, o martelo, está fixado à membrana timpânica, seguido da bigorna e do estribo, comunicando-se este último com a chamada janela oval, que marca a transição para o ouvido interno. A vibração desses minúsculos ossos, fixados à parede da cavidade auditiva por meio de pequenos ligamentos, reduz a amplitude das ondas sonoras que os atingem, ao mesmo tempo em que amplificam-lhes a intensidade. Esse sistema é fundamental para que as ondas que se propagam nesse meio possam passar ao meio líquido do ouvido interno.
A pressão do ar sobre ambos os lados do tímpano deve ser equivalente à atmosférica para que a transmissão dos sons seja adequada. Esse equilíbrio é alcançado pela trompa de Eustáquio, canal que comunica o ouvido médio à garganta. O ar contido na cavidade auditiva é absorvido pela mucosa que a recobre, sendo substituído pelo que penetra na trompa com a deglutição da saliva.
O ouvido interno, também denominado labirinto, devido a sua complexidade estrutural, consta basicamente de um conjunto de cavidades situadas na região mastóidea do osso temporal do crânio, as quais se encontram cheias de um líquido denominado perilinfa; e de um grupo de membranas internas, em cujo interior flui a chamada endolinfa. Assim, estabelece-se uma diferença entre o labirinto ósseo e o membranoso. A estrutura óssea é formada por três cavidades: o vestíbulo, em contato com o ouvido médio por meio da janela oval; a cóclea ou caracol, orgânulo disposto em espiral em torno de um eixo cônico; e os três canais semicirculares, ligados ao vestíbulo por cinco aberturas.
Aos orgânulos ósseos correspondem várias partes membranosas do labirinto. Assim, ao vestíbulo correspondem dois divertículos membranosos, o utrículo e o sáculo, enquanto os canais semicirculares apresentam os condutos homônimos como equivalente membranoso. É nessas minúsculas estruturas que se localizam as células responsáveis pelo equilíbrio, as quais contêm os chamados estatolitos e otólitos, corpúsculos reguladores dessa função.
Na cóclea óssea está situado o canal coclear, sede do órgão de Corti. Este é o sistema terminal acústico e compreende os bastonetes de Corti, as células auditivas e seus correspondentes elementos de apoio. Em seu interior realiza-se a transformação das vibrações sonoras em impulsos nervosos que, transmitidos ao nervo acústico, passam ao cérebro.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-sensorial/sistema-sensorial.php
Danielle Badeca Moreira 8b

SISTEMA ENDRÓCRINO - FÍGADO

Os subprodutos do sangue são filtrados pelos rins e, em seguida, são eliminados pelo organismo na urina. O fígado produz aproximadamente metade do colesterol do organismo. Cerca de 80% do colesterol produzido pelo fígado é utilizado na produção de bile, que passa pela vesicula Biliar.

O fígado é o maior e, em alguns aspectos, o mais complexo órgão do corpo humano. Uma de suas principais funções é degradar as substâncias tóxicas absorvidas do intestino ou produzi das em outras áreas do corpo e, em seguida, excretá-las como subprodutos inofensivos pela bile ou pelo sangue. Os subprodutos da bile passam para o intestino e são eliminados do organismo com as fezes.


Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-digestivo/figado-1.php

Doenças do sistema endócrino

Um medico endocrinologista trata de:

Diabetes - Alteração dos níveis de açúcar (glicose) do sangue, decorrente da falta de produção ou da falta de ação (resistência) da insulina, um importante hormônio produzido pelo pâncreas.

Doenças da Tireóide - Incluindo o hipertireoidismo (funcionamento excessivo da tireóide, com níveis aumentados de hormônios tireoidianos no sangue e as complicações decorrentes desse excesso), o hipotireoidismo (mau funcionamento da tireóide, levando à redução dos níveis sanguíneos dos hormônios tireoidianos e suas conseqüências), o bócio (crescimento exagerado da tireóide, produzindo uma massa na região anterior do pescoço) e os nódulos tireoidianos.

Obesidade – A obesidade possui múltiplas causas, e apesar de sabermos que apenas uma pequena proporção dos casos de obesidade é provocada por excesso ou deficiência de alguns hormônios, o tratamento dessa condição pertence ao endocrinologista, pelas seguintes razões

Transtornos do Colesterol (Dislipidemias) – Os altos níveis de gorduras no sangue, como o colesterol (principalmente o LDL-colesterol, ou “mau” colesterol), estão associados a doenças dos vasos sangüíneos (aterosclerose) e do coração (infarto do miocárdio), além de aumentarem o risco de derrames cerebrais e outras doenças

Síndrome dos Ovários Micropolicísticos (SOMP) - Hoje é sabido que a irregularidade menstrual e as características decorrentes do excesso de hormônios masculinos (como aumento de pêlos e acne), que acompanham a SOMP, são estreitamente associadas à obesidade e ao desenvolvimento de diabetes e de todas as suas complicações.

Transtornos do Crescimento e da Puberdade - A baixa estatura, em crianças e adolescentes, pode estar associada em alguns casos a problemas hormonais específicos, como a deficiência de hormônio de crescimento ou o hipotireoidismo, mas também pode ser causada por várias outras doenças. O atraso ou o avanço do desenvolvimento sexual (puberdade) também pode estar associado a alterações de algumas glândulas endócrinas.

Acromegalia - Síndrome causada pelo aumento da secreção do hormônio de crescimento (GH e IGF-I),quando este aumento ocorre em idade adulta. Quando ocorre na adolescência chama-se gigantismo. Por ocorrer na fase adulta o crescimento se dá nas partes moles e não no crescimento longitudinal, como no gigantismo. Geralmente o intervalo do início da doença e o seu diagnóstico é de 12 anos.

Síndrome de Cushing - Desordem endócrina causada por níveis elvados de cortisol no sangue. O cortisol é liberado pela glândula adrenal em resposta à liberação de ACTH na glândula pituitária no cérebro. Níveis altos de cortisol também podem ser induzidos pela administração de drogas.

Feocromocitomas - Tumores, geralmente benignos, de células cromafins, formados por células produtoras de substâncias adrenégicas, como a Adrenalina. Costumam se localizar nas glândulas adrenais, ou suprarenais, mas podem ter outras localizações. Os feocromocitomas são de difícil visualização, muitas vezes sendo necessária uma cintilografia com iodo radio ativo, quando não são localizados através de tomografia ou ressonância magnética.
Podem ser "silenciosos", sendo um achado fortúito de uma autopsia, mas podem ter os mais variados graus de sintomas, sendo os mais intensos os das chamadas crises adrenérgicas. Neste caso, o portador apresenta crises súbitas de aceleração do coração, com grandes elevações de pressão arterial, dor de cabeça e sudorese.
O diagnóstico laboratorial é melhor evidenciado pelas dosagens das metanefrinas plasmáticas.
É uma causa potencialmente curável de Hipertensão arterial, embora extremamente rara.
fonte:http://sistemaendocrionoodonto.blogspot.com/2009/06/que-doencas-endocrinologia-trata.html

Curiosidades - Sistema Endócrino

Como já dissemos aqui, o Sistema Endócrino é formado por várias glândulas que regulam as funções o corpo, como o pâncreas e a tireóide!
Mais você sabia que existem alguns hormônios que controlam muitas coisas inusitadas?
Ocitocina:
Atua a nível do útero favorecendo as contrações no momento do parto e a nível mamário facilitando a secreção do leite.

Intermedina ou estimuladora de melanocitos (MSH):
Regula a distribuição dos pigmentos da pele.

Antidiurético (ADH) ou vasopressina:
Regula o volume de urina, aumentando a permeabilidade dos túbulos renais à água e, conseqüentemente, sua reabsorção. Sua produção é estimulada pelo aumento da pressão osmótica do sangue e por hemorragias intensas. O etanol inibe sua secreção, tendo ação diurética.

Adrenalina:
Promove taquicardia (batimento cardíaco acelerado), aumento da pressão arterial e das freqüências cardíaca e respiratória, aumento da secreção do suor, da glicose sangüínea, da atividade mental e constrição dos vasos sangüíneos da pele.

FONTE: http://www.afh.bio.br/endocrino/endocrino2.asp

Por hoje é isso pessoal...
Até outra postagem! :D

Sistema Sensorial - Curiosidades

Esse sistema abrange os órgãos que recebem estímulos, são eles pele, ouvido, olhos, língua e fossas nasais, onde em cada um deles localizam-se as terminações sensitivas do sistema nervoso periférico.

Esses órgãos têm a possibilidade de captar estímulos diferentes, graças aos receptores sensoriais, transformando-os em impulsos nervosos, que são enviados ao sistema nervoso central, onde são traduzidos pelo encéfalo.

Os receptores sensoriais são constituídos de células nervosas, existem diversas formas de funcionamento destes receptores. 
Fonte: colegioweb.com.br
Bruno Lopez

Sistema endócrino - Curiosidades

“No Stress”. Não há quem nunca tenha ouvido, dito ou mesmo lido em algum lugar essa expressão em inglês; que se popularizou no Brasil e até virou jargão. Quem já viajou pelo nordeste, com certeza já viu camisetas, adesivos e todos os tipos de artigos para turistas com essa estampa, que traduzida para o português quer dizer “Sem Estresse”. Mas, para o espanto de muitos, o temido estresse pode ser um fator positivo e necessário na vida de qualquer um.

Sistema Sensorial (Visão)

   Visão é o processo fisiológico por meio do qual se distinguem as formas e as cores dos objetos. Em linhas gerais, o olho funciona como uma câmara fotográfica que projeta uma imagem invertida do mundo exterior em sua porção interna posterior, onde existe um revestimento fotossensível, a retina, que envia informações codificadas ao sistema nervoso central, dando ao indivíduo a sensação da visão.
   No homem, os dois globos oculares estão alojados no interior das cavidades orbitárias e se unem às paredes ósseas graças aos chamados músculos extrínsecos. Os músculos retos possibilitam a movimentação do globo ocular para todos os lados. Outros dois, o oblíquo maior e menor, permitem ao olho deslocar-se em todas as direções.
   O olho humano é constituído de três camadas. A mais externa, fibrosa, tem função protetora e é chamada esclerótica. Em sua porção anterior, a esclerótica é transparente e recebe o nome de córnea. Na parte posterior e lateral, é opaca. A camada intermediária é abundante em vasos sangüíneos e é formada pela coróide, pelo corpo ciliar e pela íris (conjunto de estruturas chamado trato uveal). A camada interna é a retina, onde se localizam as células fotorreceptoras. A córnea é recoberta pela conjuntiva, fina membrana que se estende também pela face interna das pálpebras.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-sensorial/sistema-sensorial.php

Danielle Badeca Moreira

DOENÇAS DO SISTEMA ENDÓCRINO:

TIRÓIDE:
A tireóide produz 2 hormônios, o T3 (ou tri-iodotironina) e o T4 (ou tiroxina). As doenças da tireóide resultam do excesso ou da falta desses hormônios.
Os sintomas do hipotireoidismo (falta de hormônios tireoidianos) incluem: falta de energia, batimentos cardíacos muito lentos, pele seca, intestino preso, e sensação de frio o tempo todo.

HIPÓFISE:
Como a glândula hipófise produz hormônios que regulam o funcionamento de praticamente todas as demais glândulas endócrinas do organismo, é fácil deduzir que doenças da hipófise podem se manifestar com o excesso ou a deficiência de hormônios os mais diversos, tanto da hipófise como das glândulas-alvo. Por exemplo: a produção aumentada de hormônio de crescimento pode levar ao gigantismo (crescimento exagerado), e a deficiência desse mesmo hormônio pode causar nanismo (baixa estatura).

PARATIERÓIDES:
Se as paratireóides forem removidas, como pode acontecer em algumas situações (por exemplo, cirurgia para retirada da tireóide), o cálcio do sangue cai para valores muito baixos (hipocalcemia), o que produz diversos sintomas, tais como: arritmias cardíacas, espasmos e cãibras musculares, formigamento (parestesias) nas mãos e pés e dificuldade para respirar. Esse quadro, provocado pela deficiência de paratormônio, é chamado hipoparatireoidismo.
Existem doenças que podem provocar o excesso de PTH, ou hiperparatireoidismo, como alguns tumores das paratireóides ou alguns distúrbios renais graves. Nesse caso, observam-se: dores ósseas, pedras nos rins, aumento do volume de urina, fraqueza muscular e fadiga crônica, podendo em alguns casos ocorrer fraturas severas devido ao enfraquecimento dos ossos pela retirada de cálcio.


OVÁRIOS:
Outra alteração extremamente comum dos ovários é a chamada Síndrome dos Ovários Micropolicísticos (SOMP), que é causada pela produção excessiva de hormônios masculinos pelos ovários, muitas vezes relacionada ao excesso de peso e a problemas na ação da insulina (resistência insulínica).

Fonte:  http://www.portalendocrino.com.br/sistema_endocrino.shtml



Isabela Travitzki.

Funções do sistema nervoso

O SNC(sistema nervoso central) recebe, analisa e integra informações. É o local onde ocorre a tomada de decisões e o envio de ordens. O SNP (sistema nervoso periférico) carrega informações dos órgãos sensoriais para o sistema nervoso central e do sistema nervoso central para os órgãos efetores (músculos e glândulas).
Sistena nervoso central:
O SNC divide-se em encéfalo e medula. O encéfalo corresponde ao telencéfalo (hemisférios cerebrais), diencéfalo (tálamo e hipotálamo), cerebelo, e tronco cefálico, que se divide em: BULBO, situado caudalmente; MESENCÉFALO, situado cranialmente; e PONTE, situada entre ambos.
fonte: http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso3.asp


Sistema Nervoso periférico
O Sistema Nervoso Periférico é constituído pelos nervos e gânglios nervosos e sua função é conectar o sistema nervoso central às diversas partes do corpo humano.
Nervos sensitivos são os que contêm somente fibras sensitivas, que conduzem impulsos dos órgãos sensitivos para o sistema nervoso central. Nervos motores são os que contêm somente fibras motoras, que conduzem impulsos do sistema nervoso central até os órgãos efetuadores (músculos ou glândulas). Nervos mistos contêm tanto fibras sensitivas quanto motoras.
Fonte: http://www.webciencia.com/11_29snp.htm

Quiz do Sistema Endócrino

Frequentemente o sistema endócrino interage com o:
a)Sistema nervoso
b)Sistema urinario
c)Pancreas
d)Sistema respiratorio

Sistema endócrino é formado pelo conjunto de:
a)Metais
b)Glandulas
c)Mini cerebros
d)Endocrias

Doenças de Sistema Nervoso

ESCLEROSE MÚLTIPLA

O que é?
É uma doença do Sistema Nervoso Central, lentamente progressiva, que se caracteriza por placas disseminadas de desmielinização (perda da substância - mielina - que envolve os nervos) no crânio e medula espinhal.

O que causa?
Não existem causas conhecidas para a esclerose múltipla, entretanto estudam-se causas do tipo anomalias imunológicas
Podemos dizer que atualmente há maior número de casos do que nos anos 50, e que as manifestações surgem entre os 20 e os 40 anos de idade

O que se sente?
Os pacientes referem problemas visuais, distúrbios da linguagem, da marcha, do equilíbrio, da força, fraqueza transitória no início da doença, em uma ou mais extremidades, dormências, melhorando e piorando.
A evolução é imprevisível e muito variada. No início podem haver períodos longos de meses ou anos entre um episódio ou outro, mas os intervalos tendem a diminuir e eventualmente ocorre a incapacitação progressiva e permanente

Como se faz o diagnóstico?
O diagnóstico possível e provável dependerá da experiência do neurologista que, auxiliado por exames para-clínicos pertinentes, tais como: Ressonância Magnética, líquido cefalorraquidiano, potenciais evocados e outros, chegará ao diagnóstico definitivo

Qual é o tratamento?
Quanto ao tratamento, recomenda-se fisioterapia e psicoterapia, sobretudo Pulso terapia corticóide, acompanhado ocasionalmente por plasmaferese, são algumas armas utilizadas com o intuito de combater a doença, porém devemos reconhecer que são sumamente dispendiosos e com resultados discutíveis.

fonte:http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?185

Guilherme Brait

QUIZZ - SISTEMA NERVOSO

Quizz: Sistema Nervoso.


1. Qual é a unidade básica do sistema nervoso?
a. Figado
b. Neurônios
c. Cóclea
d. Acera

2. Quais dessas partes NÃO são do sistema nervoso?
a. Tronco Cerebral
b. Cérebro
c. Nervo Craniano
d. Nervo Cilicial

3. O sistema nervoso é dividido em duas partes. Elas são:
a. Parte Funcional e Ligativa
b. Receptores e Cerebráis
c. Central e Periférico
d. Anônimo e Ligativa

4. Existem três tipos de neurônio, quais desses NÃO são?
a. O Neurônio Motor
b. O Neurônio de Associação
c. O Neurônio Cerebral
d. O Neurônio Sensorial

5. O neurônio de associação tem a função de:
a. Captar estimulos externos
b. Fazer uma reação
c. Passar a informação a diante
d. Criar lágrimas






Resposta: 1-b, 2-d, 3-c, 4-c, 5-a

Video do Sistema Nervoso





Sinopse: O video explica como é e como funciona o Sistem Nervoso dando varios detalhes desse Sistema falando doque é formado,falando que controla nossos movimentos e oque em faz em cada parte de nosso corpo =D

Sistema Endócrino



Dá-se o nome de sistema endócrino ao conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente sanguínea e irão atuar em outra parte do organismo,auxiliando o controle de sua função. Os órgãos que têm sua função controlada ou regulada pelos hormônios são denominados órgãos-alvo.

http://www.afh.bio.br/endocrino/endocrino1.asp
Maria Luisa :)

Sistema endócrino (curiosidades)


O estresse do dia-a-dia
   Segundo especialistas, a vida seria muito monótona sem estresse. Um pouco dele traz uma certa dose de emoção, de desafio, necessários para que as pessoas sintam-se mais estimuladas a vencer os obstáculos do cotidiano. “A ansiedade pode ser um fator de crescimento, não só de destruição. Se você não tem angústias, desafios a serem vencidos, não tem estímulo para produzir. A ansiedade em fazer um bom trabalho, por exemplo, pode ser algo positivo, dentro dessa colocação"
  É claro que os limites para o “estresse positivo” devem ser controlados. Quando um indivíduo começa a sofrer muita pressão no dia-a-dia, o resultado é exatamente o contrário; ao invés de estímulo, o estresse provoca uma queda de produção no trabalho, mal estar físico e muitos outros fatores nocivos. Por isso, é sempre bom monitorar os níveis de estresse para que não cheguem a ser prejudiciais. “Um grande desafio neste estressante mundo atual é fazer o estresse na vida trabalhar a seu favor e não contra você".
  Cada um tem o seu limite para o estresse. A mesma situação pode causar reações diferentes, dependendo das particularidades de cada pessoa. “Se você for um executivo que gosta de se manter ocupado o tempo todo,“ficar ocioso” na praia, em um lindo dia, pode fazê-lo sentir-se extremamente frustrado, não-produtivo e chateado”, explica o doutor. Portanto, antes de tudo, é preciso detectar as situações que desencadeiam um alto nível de estresse, evitando-a
Reconhecer os primeiros sinais de tensão e então fazer algo a respeito pode significar uma importante diferença na qualidade de vida.

http://www.afh.bio.br/endocrino/endocrino3.asp

Celulite

A celulite é caracterizada principalmente pelo aparecimento de ondulações da pele, dando a esta o aspecto de casca de laranja ou de colchão. É causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso.
O termo também se refere a infecção bacteriana do subcutâneo, geralmente por estafilo aureus coagulase positivo (S. aureus). que é caracterizado por uma área eritematosa de bordos mal definidos, dolorosa, levemente edemaciada. Seu tratamento é farmacológico (com penicilinas penicilinases-resistentes)
A celulite aparece principalmente na região dos glúteos, coxa, abdómen, nuca, e braços.

Fonte:Saudenarede.com.br

Bruno Lopez

Resumo sistema endócrino

Glândulas e hormônios
O sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas endócrinas, as quais são responsáveis pela secreção de substância denominadas hormônios. As glândulas endócrinas (do grego endos, dentro, e krynos, secreção) são assim chamados por que lançam sua secreção (hormônios) diretamente no sangue, por onde eles atingem todas as células do corpo. Cada hormônio atua apenas sobre alguns tipos de células, denominadas células-alvo.
As células alvo de determinado hormônio possuem, na membrana ou no citoplasma, proteínas denominadas receptores hormonais, capazes de se combinar especificamente com as moléculas do hormônio. É apenas quando a combinação correta ocorre que as células-alvo exibem as respostas características da ação hormonal.



http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1672513-sistema-end%C3%B3crino/

Estria

ESTRIA: estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade). As estrias afectam homens, mulheres em idade adulta ou durante a adolescência, mulheres no transcorrer da gestação, e até mesmo crianças. As estrias geralmente são comuns nas mamas, quadris, culotes, coxas e nádegas. Cerca de 90% das mulheres atuais desenvolvem estrias durante a gravidez. Estudos mostram que a ingestão de flúor interfere na síntese do colágeno.

Fonte:Dietacerta.com.br

Bruno Lopez

Sistema endócrino - Doenças

Hipofunção – nanismo - Baixa estatura
Hiperfunção – gigantismo Grande estatura
Hipofunção no adulto (rara) - Alterações no controle da glicemia e descalcificação óssea.
Hiperfunção no adulto - acromegalia - Espessamento ósseo anormal nos dedos, queixo, nariz, mandíbula, arcada superciliar
TODAS ESTAS DOENÇAS CAUSADAS  PELA Adeno-hipófise (hormônio somatotrófico)  

http://www.afh.bio.br/endocrino/endocrino2.asp#disfuncao

Sistema Endócrino - Video



Este video fala sobre como o sistema endocrino funciona e quais sao os orgao que o compoem

sistema sensorial

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

CURIOSIDADES SOBRE O SISTEMA NERVOSO

Células especializadas, denominadas neurônios, são as principais pelo recebimento e transporte de informações, por meio de alterações elétricas que ocorrem na região da membrana - conhecidas por impulsos elétricos. Esses ocorrem, geralmente, da extremidade de um neurônio para a de outro, sendo que o local de junção entre estes é chamado sinapse nervosa. responsáveis

É composto pelo sistema nervoso central, e pelo sistema nervoso periférico: o primeiro, constituído de encéfalo e medula espinal, é por processar informações. O segundo, com nervos, gânglios e terminações nervosas, se encarrega pela condução dessas informações pelo corpo. responsável

O sistema nervoso humano, além de ser o centro de nossas emoções, controla as funções orgânicas do corpo e a interação deste com o, recebendo estímulos, interpretando-os e elaborando respostas a eles. ambiente


www.brasilescola.com.br Vitor Sabha 8b

Curiosidades sistema Sensorial

Você sabia que...
A pupila do olho é preta, mas fica avermelhada em fotos tiradas com "flash".
O olho humano é como uma câmara escura com um orifício, a pupila. Como, normalmente, a luminosidade é maior fora do que dentro do olho, nós enxergamos a pupila preta. Entretanto, o fundo do olho, a retina, é intensamente irrigado por vasos sanguíneos, o que lhe dá uma cor vermelho-alaranjada. Por isso quando uma luz intensa, como o "flash" de fotografia, entra no olho, a cor vermelha é preferencialmente refletida. Isso deixa a pupila avermelhada nas fotografias.

http://educar.sc.usp.br/otica/curiosid.htm

Lygia e karla

Sistema Sensorial(paladar)

O receptor sensorial do paladar é a papila gustativa. É constituída por células epiteliais localizadas em torno de um poro central na membrana mucosa basal da língua. Na superfície de cada uma das células gustativas existem prolongamentos finos como pêlos, se formando em direção da cavidade bucal; são chamados microvilosidades. Essas estruturas fornecem a superfície receptora para o paladar. A gustação é primariamente uma função da língua, embora regiões da faringe, palato e epiglote tenham alguma sensibilidade. Os aromas da comida passam pela faringe, onde podem ser detectados pelos receptores olfativos.

Fonte:

Maria Luisa :)

SISTEMA NERVOSO - VIDEO :)



Essa video fala sobre o sistema nervoso ,suas funçoes,de como ele é importante para o corpo,como ele tem alguma [ CONTINUO FAZENDO DEPOIS ]

sistema endócrino - vídeo e quiz

Sistema sensorial - Video

FUNÇÃO DO SISTEMA ENDÓCRINO

O sistema endócrino tem por função principal o controle do metabolismo geral do organismo, sendo constituído por glândulas que não possuem dutos e por isso mesmo lançam seus produtos diretamente na corrente sanguínea. Essas substâncias que as glândulas endócrinas produzem são genericamente denominadas hormônios.

Os hormônios apresentam efeitos predominantemente estimulantes e, como são lançados diretamente na corrente sanguínea, espalham-se por todo o corpo, muito embora tenham sempre um endereço certo, isto é, só atue, cada um, num determinado órgão ou tecido específico do organismo.
As mais importantes glândulas endócrinas são: a hipófise, a epífise, a tireóide, as paratireóides, o pâncreas, as supra-renais e as gônadas.

Também chamada pituitária, encontra-se localizada dentro da caixa craniana, apresentando um diâmetro de aproximadamente 1cm.
A hipófise produz oito hormônios principais que, além de exercerem ação predominante sobre o funcionamento de todo o restante do sistema endócrino, controlam, também, o crescimento do organismo, o desenvolvimento e maturação das gônadas, além de estimularem a secreção láctea da mulher após o parto.
A hipófise, no plano puramente material, é a glândula-mestra de todo o sistema endócrino, e uma de suas características ê que apresenta conexões com certos segmentos do sistema nervoso.


http://www.comunidadeespirita.com.br/esponline/passe%20sistema%20endocrino.htm

Sistema sensorial (tato)

Por toda a pele de nosso corpo existem terminações nervosas livres e terminações nervosas fechadas dentro dos chamados corpúsculos táteis. Há vários tipos de corpúsculos táteis, específicos para diferente impressões.
A sensibilidade tátil pode ser definida como a sensação originada pelo leve contato do algodão com a pele. É captada pelos corpúsculos de Messner, muito numerosos na ponta da língua e dos dedos. A sensibilidade para a pressão é dada pelos corpúsculos de Vater-Pacini, situados profundamente na derme. São muito numerosos nas polpas dos dedos.
A polpa dos dedos percebe, em média, cerca de seis impressões táteis de uma só vez. O alfabeto Braile, que permite aos cegos ler, foi criado levando em conta essa característica. Nesse alfabeto, cada letra é uma combinação de até seis pontos.
Além do tato, a pele registra também diferenças de temperatura e dor. Os corpúsculos de Krause nos permitem sentir frio; os de Ruffini, calor.
A dor resulta de estímulos captados pelas terminações nervosas livres espalhadas por toda a pele. A sensação de dor tem função protetora, pois alerta a pessoa contra ameaças de lesão ao corpo.

Caio Augusto

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-sensorial/tato.php

Sistema endocrino

O sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas endócrinas, as quais são responsáveis pela secreção de substância denominadas hormônios. As glândulas endócrinas (do grego endos, dentro, e krynos, secreção) são assim chamados por que lançam sua secreção (hormônios) diretamente no sangue, por onde eles atingem todas as células do corpo. Cada hormônio atua apenas sobre alguns tipos de células, denominadas células-alvo.
As células alvo de determinado hormônio possuem, na membrana ou no citoplasma, proteínas denominadas receptores hormonais, capazes de se combinar especificamente com as moléculas do hormônio. É apenas quando a combinação correta ocorre que as células-alvo exibem as respostas características da ação hormonal.

Fonte:Portal São Francisco
Bruno Lopez

VÍDEOS SISTEMA SENSORIAL





esses vídeos mostram o funcionamento do sistema Sensorial, quais são os orgãos dos sentidos e a função de cada um.

fontes:  http://www.youtube.com/watch?v=QaJvaCAa1rI&feature=related
            http://www.youtube.com/watch?v=9Cr5gf9zqLY&feature=related

Isabela Travitzki

Sistema nervoso - Funcionamento

O sistema nervoso detecta estímulos externos e internos, tanto físicos quanto químicos, e desencadeia as respostas musculares e glandulares. Assim, é responsável pela integração do organismo com o seu meio ambiente. O sistema nervoso é formado por neuronios e celulas da glia principalmente e existem tres tipos basicos de neuronios os multipolares os bipolares e os pseudo-unipolares.O neurônio, é o principal componente do sistema nervoso. Considerada sua unidade anatomo-fisiológica, estima-se que no cérebro humano existam aproximadamente 15 bilhões destas células, responsável por todas as funções do sistema e è formado principalmente por:
·     o corpo do neurônio (soma) constituído de núcleo e pericário, que dá suporte metabólico à toda célula;
·     o axônio (fibra nervosa) prolongamento único e grande que aparece no soma. É responsável pela condução do impulso nervoso para o próximo neurônio, podendo ser revestido ou não por mielina (bainha axonial) , célula glial especializada, e;
·     os dendritos que são prolongamentos menores em forma de ramificações (arborizações terminais) que emergem do pericário e do final do axônio, sendo, na maioria das vezes, responsáveis pela comunicação entre os neurônios através das sinapses. Basicamente, cada neurônio, possui uma região receptiva e outra efetora em relação a condução da sinalização.
http://blognervoso.bebeblog.com.br/2078/Funcionamento-do-sistema-nervoso/

FUNÇÃO DO SISTEMA NERVOSO

O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condições.
A unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa, denominada neurônio, que é uma célula extremamente estimulável; é capaz de perceber as mínimas variações que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alteração elétrica que percorre sua membrana. Essa alteração elétrica é o impulso nervoso.
As células nervosas estabelecem conexões entre si de tal maneira que um neurônio pode transmitir a outros os estímulos recebidos do ambiente, gerando uma reação em cadeia.

http://www.webciencia.com/11_29nervoso.htm

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Começando...!

Oi gente, aqui será o nosso blog de ciências, espero que gostem e que a gente possa aprender de um jeito mais atual aqui!
Beijinhos!
Ana! :D